Alerta de golpe: criminosos estão se passando por servidores do INSS nas ruas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) faz um alerta a aposentados e pensionistas da autarquia sobre um novo golpe na praça: pessoas com crachá falso estão se passando por servidores para a realização da “prova de vida presencial”, na qual solicitam dados pessoais e fotos dos beneficiários. TRATA-SE DE UM GOLPE!

Os segurados que forem abordados dessa forma estão orientados a não fornecerem qualquer informação e chamarem a polícia. Em paralelo, o INSS encaminhará as imagens dos golpistas à Procuradoria Federal Especializada, que enviará o material à Polícia Federal para identificação dos responsáveis.

“Nenhuma prática que vise prejudicar ou extorquir aposentados, pensionistas e segurados em geral passará impune. Todas as denúncias serão encaminhadas para apuração para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Sejam elas quais forem”, declarou o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

O INSS lembra ainda que pesquisas físicas são feitas apenas em casos de comprovação de vínculo, endereço e irregularidades, nos quais os servidores não solicitam cópia de documentos ou fotografias. Em relação à prova de vida, uma portaria publicada em março suspendeu bloqueios de pagamento por falta de comprovação de vida até o dia 31 de dezembro.

Previdência Social