AGU e Advocacia-Geral da Espanha dão primeiro passo para acordo de cooperação mútua

O advogado-geral da União, André Mendonça, se reuniu com a subdiretora-geral da Advocacia-Geral do Estado da Espanha, Elena Rodríguez Ramalle, na capital espanhola, Madri, para dar início a tratativas para firmar um memorando de entendimento entre às duas instituições, a exemplo do que o Brasil já possui com outros países.

De acordo com o advogado-geral, é essencial o intercâmbio de conhecimento para que se possa avançar na advocacia pública.

Como exemplo, ele citou as trocas de informações que ocorrem entre as instituições federais e municipais no Brasil. “Não há uma boa estrutura de advocacia sem as municipalidades. Nós tentamos levar nosso conhecimento em âmbito nacional para que todos possam avançar na institucionalização da advocacia pública no Brasil, seja na esfera municipal, estadual ou federal”, colocou.

Durante a conversa, o advogado-geral pontuou a intenção de contar com a colaboração da Espanha na institucionalização da advocacia de Estado em diversos países da América Latina. “A parceria com a Espanha é muito importante por vários motivos. Primeiro, em relação à facilidade do idioma e, segundo, porque o país mescla a experiência latina com a europeia, o que pode ajudar a melhorar a atuação de todos os envolvidos”.

Previdência Social