Agências do INSS reabrem nesta segunda

Em São Paulo, agências seguem fechadas por decisão judicial

Byanca Guariz

Esse momento está sendo esperado por muitos segurados. Fechadas há seis meses, cerca de 580 das 1.500 Agências da Previdência Social espalhadas pelo país, reabriram suas portas para atendimento ao público nesta segunda-feira (14), com exceção do estado de São Paulo, em razão de uma decisão judicial.

As tentativas de retomada do atendimento presencial, que foi suspenso devido à pandemia da Covid-19, já vinham se arrastando há meses, e um dos principais motivos era a falta de seguranças e medidas protetivas para a retomada.

Para muitos a reabertura dos postos é considerada um alívio. Mas, é preciso estar atento as orientações do órgão.

Mesmo com a volta dos atendimentos presenciais não será permitido ir até uma das agências solicitar atendimento, pois esse só será realizado com agendamento prévio. Por esse motivo, os assegurados que desejam ser atendimentos precisam agendar pelo site do INSS (gov.br/meuinss), no aplicativo meu INSS ou telefone 135.

Em números, há atualmente 1,56 milhão de pedidos aguardando análise pelo INSS. Desse total, 694 mil esperam pela primeira avaliação e 867 mil necessitam que o segurado cumpra exigências para serem liberados.

Previdência Social