Adolescentes são resgatados em trabalho análogo de escravidão

Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram resgatados de uma fazenda localizada no município de Santa Cruz Cabrália, vizinho a Porto Seguro, em operação realizada no início do mês.

O caso está sendo acompanhado de perto pela Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho do Brasil e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que realizaram a inspeção com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.

Os auditores-fiscais constataram que a situação dos adolescentes era de trabalho em condições análogas às de escravo. As condições de trabalho, moradia e higiene a que os menores estavam expostos eram péssimas, conforme informou o auditor-fiscal Alison Carneiro. “Os jovens estavam sendo expostos a diversos riscos ocupacionais, que comprometiam os seus desenvolvimentos físico, mental e social. Todo menor tem direito a uma proteção integral, e a Constituição Federal impõe a todos – Estado, família, sociedade e empregadores – o dever de resguardar essas pessoas em desenvolvimento”, relatou.

Previdência Social