Acesso inclusivo: INSS oferece atendimento em Libras em SP e Sorocaba

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), vai oferecer a partir do dia 15 de abril, atendimento em língua brasileira de sinais (Libras) para pessoas surdas em São Paulo e Sorocaba, no interior do Estado de São Paulo.

 

De início, serão realizados quatro atendimentos por semana, às quartas-feiras, na capital, e três atendimentos semanais, às segundas-feiras, em Sorocaba. Para agendar, basta entrar em contato pelo telefone 135 ou nas agências da Previdência Social.

 

Essa novidade faz parte do projeto de expansão da Central de Atendimento em Libras (CAL), uma experiência-piloto estabelecida pela Portaria Dirben/INSS n.º 1.178, de 22 de novembro de 2023.

 

Vídeochamada na CAL

 

O atendimento remoto por videochamada permite aos servidores do INSS de diferentes regiões do Brasil conversarem em Libras com a pessoa surda, que tenha agendado o atendimento. Vale ressaltar que a pessoa deverá comparecer presencialmente, portando documentos pessoais na agência escolhida, onde haverá uma sala equipada com computador e câmera para a interação.

 

Os servidores do INSS capacitados em Libras estão aptos a esclarecer dúvidas, fornecer informações, simular aposentadorias, emitir extratos e senhas para acesso ao Meu INSS, além de dar entrada em serviços e benefícios assistenciais e previdenciários.

 

Importante ressaltar que o atendimento está direcionado exclusivamente à pessoa surda agendada e, portanto, assuntos relacionados a outros cidadãos não podem ser abordados.

 

Previdência Social