Abril marrom: enxergue a importância desse mês. A Anasps apoia essa campanha!

Visitas regulares ao oftalmologista são a melhor forma de prevenir doenças

Assim como as demais campanhas, o Abril Marrom, alerta sobre a Prevenção, o Combate e a Reabilitação aos diversos tipos de cegueira. A ideia dessa campanha, surgiu em 2016 a partir da iniciativa do Professor Doutor.Suel Abujamra. O Prof. Dr. Suel Abujamra era médico doutor em oftalmologia e ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 60% a 80% dos casos de cegueira são evitáveis, e só no Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), são mais de 6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual. Então, divulgar a ideia do Abril Marrom significa salvar a visão de milhares de pessoas.

Visitas regulares ao oftalmologista são a melhor forma de prevenir doenças que causam cegueira. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais.

Entre as principais doenças que podem levar a cegueira estão: glaucoma, Retinopatia Diabética, Ceratocone, Catarata.

Assim como nas demais doenças, quanto antes forem diagnosticados e tratados os problemas que acometem a visão, maiores são as chances de obter um resultado positivo. Isso pode evitar casos de perda completa da visão.

A saúde dos olhos pede atenção

Você pode ser o responsável por garantir a saúde dos seus olhos em dia. Simples hábitos, podem evitar doenças mais graves. Confira algumas dicas e previna-se:

– Proteja seus olhos da exposição ao sol;

– Não utilize colírios sem prescrição médica;

– Evite coçar os olhos;

– Se você trabalha em frente a um computador, faça intervalos para descansar os olhos;

– Se você adora maquiagem, opte por produtos hipoalergênicos;

– Realize consultas periódicas;

– Mantenha a higiene em dia e tenha cuidado com as lentes de contato;

– Controle a diabetes e hipertensão;

– Mantenha uma alimentação equilibrada.

A Anasps apoia essa campanha!

Previdência Social