Tira dúvidas Anasps: Você sabe o que pode ser considerado como tempo de contribuição para fins de aposentadoria?

Você é uma daquelas pessoas que têm dúvidas sobre Previdência, aposentadoria e demais assuntos que envolvem o sistema previdenciário brasileiro? Se sim, acompanhe a matéria a seguir, e sabia o que pode ser considerado como tempo de contribuição para fins de aposentadoria.

Nós da Anasps, buscamos informações que podem ser úteis nesse processo e esclarecedoras. Acompanhe!

De acordo com a advogada Héllen Katherine, considera-se tempo de contribuição todo tempo trabalhado pelo empregado ou servidor público, em que tenha havido contribuição previdenciária para o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), ou para o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

São exemplos de períodos que podem ser computados para fins de aposentadora:

  1. Tempo em gozo de salário ou licença-maternidade;

  2. Licença remunerada, desde que tenha havido contribuições previdenciárias;

  3. O tempo em que o empregado tenha sido colocado em disponibilidade remunerada pela empresa, mas que tenha havido desconto de contribuições previdenciárias;

  4. O tempo de exercício de mandato eletivo Federal, Estadual, Distrital ou Municipal, desde que tenha havido contribuição na época apropriada e este não tenha sido contado para fins de aposentadoria por outro regime de Previdência Social;

  5. O tempo prestado no serviço militar obrigatório;

  6. O tempo exercido na condição de aluno-aprendiz referente ao período de aprendizado profissional realizado em escola técnica, desde que comprovados a remuneração pelo erário, mesmo que indireta, e o vínculo empregatício.

Além destes é possível ainda se considerado como tempo de contribuição:

– Conversão de tempo de serviço especial (Para períodos trabalhados até 13 de novembro de 2019 (início da vigência da Reforma da Previdência) é possível a conversão de tempo especial em comum).

– Averbação de tempo de serviço rural (deve-se saber que a atividade rural exercida antes de novembro de 1991 pode ser considerada para fins de tempo de contribuição, independente de recolhimento de contribuição previdenciária).

– Pagamento de contribuições em atraso (realizar o pagamento dessas contribuições (em atraso) pode ser o meio de implementar os requisitos para uma aposentadoria ou para melhorar o seu valor).

Com isso, segundo a advogada, se você for empregado público ou servidor público e precisar de tempo para se aposentar, talvez você tenha o tempo faltante e não saiba.

*Fonte: Héllen Katherine, advogada

*Com informações complementares, Blog Previdenciarista

Previdência Social