Expectativa de vida do brasileiro aumenta, diz IBGE

Dados divulgados ontem (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a expectativa de vida do brasileiro ao nascer, considerando ambos os sexos, passou de 75,2 anos em 2014, para 75,5 anos em 2015. O aumento embora pequeno mantém a tendência de crescimento da taxa por anos consecutivos.

Os dados mostram ainda a taxa de mortalidade infantil (até 1 ano de idade) ficou em 13,8 para cada mil nascidos vivos e a taxa de mortalidade na infância (até 5 anos de idade), em 16,1 por mil.

Ainda segundo o estudo, a unidade de federação em 2015 com maior expectativa de vida ao nascer foi Santa Catarina (78,7 anos), que também apresentou a maior esperança de vida para os homens (75,4 anos) e para as mulheres (82,1 anos); o Maranhão foi o estado com a menor expectativa de vida ao nascer para ambos os sexos (70,3 anos).

As informações do estudo estão nas Tábuas Completas de Mortalidade do Brasil de 2015, que traz informações sobre a expectativa de vida às idades exatas até os 80 anos e são usadas como um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário, no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Para mais informações acesse:
http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia&id=1&busca=1&idnoticia=3324

Previdência Social