Reclamação sobre cobrança na conta de luz cresce 40%

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) recebeu 52.531 reclamações em todo o Brasil sobre cobranças na conta de luz, número 40% maior do que o registrado de janeiro a outubro de 2019, quando a Agência recebeu 37.465 reclamações. A pandemia de coronavírus fez com que mais pessoas ficassem em casa e, consequentemente, o número de reclamações aumentassem.

Os dados de 2020 consideram as reclamações enviadas até o dia 26 de outubro deste ano veja os números mensais em 2019 e 2020.

A diretora do FGV Ceri (Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getulio Vargas), Joisa Dutra, afirma que, apesar do aumento das reclamações, é importante entender a natureza destas. Para ela, o setor elétrico está sendo mais sentido pela população, já que as pessoas ficam mais tempo em casa.

“A percepção é que de fato a crise está causando transformações muito perto do consumidor. Não é que as empresas não tenham conseguido lidar com o desafio de fornecer energia elétrica”, afirma Joisa. A especialista diz que o setor ainda não está no período mais crítico de abastecimento, que começa no verão, quando os locais apostam mais no uso de ar condicionado e, consequentemente, usam mais energia elétrica.

“Se as pessoas continuarem em teletrabalho e consumindo bastante energia dentro de casa, vamos ter um desafio no aumento do consumo de eletricidade”, afirma Joisa, complementando que é possível que haja problemas de interrupções no verão em alguns locais do país.

Em São Paulo, por exemplo, o percentual médio é de 4,23%. Já as bandeiras estão congeladas no patamar verde até o final do ano por causa da pandemia.

Veja algumas dicas de como economizar energia elétrica em casa:

  • Checar se todos os eletrodomésticos possuem o Selo Procel de Economia de Energia, responsável por avaliar o gasto energético de cada um;
    • Evitar abrir a geladeira muitas vezes ou deixar a porta aberta por muito tempo;
    • Checar as borrachas da geladeira: Levin diz que uma boa forma de testar se o equipamento está bem fechado é abrindo a porta, coloque um papel sulfite na porta e feche. Ao puxar o papel, se houver uma resistência, a borracha está em dia;
    • Tomar banhos rápidos, de cinco a sete minutos;
    • Acumular algumas roupas para ligar a máquina de lavar roupa;
    • Não esquecer luz acesa em cômodos que não há ninguém;
    • Controlar o ar condicionado, quando houver;
    • Optar por cores claras nas paredes, que refletem melhor a luz e, por isso, diminuem a necessidade de luz artificial;
    • Tirar o carregador do celular da tomada depois de utilizá-lo;
    • Trocar equipamentos que consomem mais, como lâmpadas incandescentes pelas de led ou fluorescentes.

Para Joisa, o fornecimento de informações, principalmente por parte da Aneel e das concessionárias, sobre como economizar, traz benefícios para o consumidor. “O consumidor reage positivamente.

*Com informações, R7

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