Governo encontra problemas em auxílios-doença

Cerca de 45% dos benefícios de auxílio-doença previdenciário e auxílio-doença acidentário, concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nas áreas urbana e rural em maio de 2015, apresentaram pagamento indevido. A informação foi corrigida nesta terça-feira (20) após o governo divulgar que havia suspeita de irregularidades em 81% dos benefícios.

O levantamento foi feito pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, que verificou a regularidade na manutenção dos benefícios no que se refere ao tempo necessário à recuperação da capacidade laboral dos segurados.

A avaliação constatou que de 1,6 milhão de pessoas beneficiadas, 721 mil, tinham o benefício mantido por mais de dois anos; 2,6 mil foram diagnosticados com doenças que não geram a incapacidade; e que a situação de 77 mil segurados, por lei, previa o retorno ao serviço em menos de 15 dias.

Além disso, cerca de 500 mil benefícios foram concedidos/reativados judicialmente e estavam sem revisão médica há mais de dois anos ou foram concedidos sem perícia;

 

Previdência Social