Redução de gastos previdenciários é defendida por ministro

O ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, afirmou que já há marcos positivos na economia brasileira, como projeções de melhora na expectativa de trajetória da inflação, recuperação do Produto Interno Bruto (PIB) e do índice de confiança de consumidores e empresários. O pronunciamento foi feito durante encontro do Conselho Superior de Economia da Federação das Indústrias do estado de São Paulo.

O ministro reforçou que o cenário exige medidas que possam possibilitar a retomada do crescimento e reverter o déficit fiscal. Oliveira destacou ainda que hoje 90% das despesas públicas é de natureza obrigatória e o restante é discricionária, o que aponta a necessidade de revisar especialmente os gastos previdenciários.

“O déficit do Regime Geral de Previdência passou de R$ 56,7 bi em 2014, para R$ 181,2 bi (projeção para 2017) em apenas três exercícios. Este deve ser um dos principais focos para reequilibrar as contas públicas”, enfatizou.

Oliveira afirmou que se nada for feito a despesa da Previdência pode saltar dos atuais 8% do PIB para 17% em 2060. Levando-se em conta um crescimento de 2,5% do PIB.

 

 

Previdência Social