Relator quer elevar arrecadação da Previdência

Samuel Moreira (PSFB-SP), relator da reforma da Previdência, indicou que poderá propor medidas para aumentar a arrecadação previdenciária e, com isso, buscar manter a meta do governo no corte de despesas públicas.

“Vamos trabalhar o orçamento da Previdência, do ponto de vista do que foi proposto e que possa ser diminuído do lado fiscal e do que nós possamos encontrar como receita”, disse, após reunião com o líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO).

“Nosso objetivo é manter a meta fiscal que o governo sugeriu. Essa é a meta. Agora preservando sempre a questão social”, afirmou.

Apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma da Previdência prevê uma economia de R$ 1,2 tri em dez anos.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, definiu como meta redução de, pelo menos, R$ 1 tri em uma década.

Moreira, no entanto, não disse como poderia aumentar o lado da receita da Previdência para compensar eventuais derrubadas de trechos da proposta.

Ele disse que seria uma solução “dentro do Orçamento” e negou a possibilidade de criar um imposto para elevar a arrecadação previdenciária.

O relator afirmou apenas que vai começar a estudar esse assunto e não se posicionou sobre a possibilidade de acabar com isenções fiscais.

Previdência Social