850 médicos cubanos decidiram não regressar a cuba e continuarão no mais médicos

Cerca de 3.018 médicos cubanos retornaram a Cuba até agora e 850 já anunciaram que não voltarão. Os que desembarcaram em Havana foram recebidos com flores e música.

Os 22% que romperam com Cuba afrontam o castigo de não poder mais voltar ao país nem ver seus familiares por oito anos

As autoridades não acreditavam que o número de desertores seria tão elevado.

A importação de médicos cubanos foi considerada trabalho escravo, muito embora a OIT e a OPAS tenham feito vistas grossas. pois os médicos recebiam apenas 25 % da remuneração paga pelo governo brasileiro, 75% ficavam com o estado cubano. A farsa levava a OPAS a ficar com 1% dos R$ 10 mil!

O capitão exigiria que os médicos cubanos participantes do Mais Médicos deveriam revalidar seus títulos no Brasil, receber integralmente seu salário e poder ter consigo seus familiares. Havana optou por retirar os mais de 8.000 profissionais.

Acredita-se que mais de 1.000 médicos permanecerão no Brasil.

 

Memorando

A Unasul, a entidade criada pelo fórum de São Paulo, para administrar a União das Repúblicas Socialistas a América do Sul, está fechando sua sede em Caracas por falta de verba, Nem os financiadores brasileiros, abarrotados de dinheiro, da corrupção, querem saber da Unasur. Nem seu principal idealizador que desfila por Brasília e arredores com a empatia de estadista de terracota.

 

Serrote

Mostramos aqui quantos ministros tinha a República, quantos tinha o regime militar e a quanto chegamos na redemocratização. O capitão falou em reduzir para 15 mas já chegou a 22, incluindo os dois “ministros de alvenaria”, AGU e BACEN. Ainda tem mito ministério! A Presidência da República está inchadíssima com 17 mil funcionários, e muitas Secretarias inúteis, por causa da AGU que está na sua cota de pessoal.

 

Mirante

  • Se Cuba pensava que o governo brasileiro iria pagar as últimas parcelas vendidas da importação de médicos errou. A dívida vai para o encontro de contas entre os dois países. Cuba não paga o que deve ao BNDES (só quer começar a pagar em 2020) pelo financiamento da Odebrecht para a construção do Porto de Mariel, que virou um elefante branco. Os navios de conteneirs 500 mil toneladas não tem acesso ao porto.
  • Pesquisa do G1 confirmou que o capitão está largando com popularidade de 63% antes de 1º de janeiro, contra 2% de Temer. A Pesquisa do GI confirma também que a base do apoio está no respeito aos valores religiosos do capitão.
  • O consumo de vinho em Portugal, que produz 24 bilhões de litros por ano, e fatura 800 milhões de euros, chega a 70 garrafas ano por pessoa. No Brasil não chega a 3 garrafas. Portugal é o maior exportador de vinho para o Brasil seguido de Chile e Argentina,
  • Deu dó passar por Salvador, Bahia, e ver o Mercado Modelo deteriorado, em franca decadência numa região cercada de prédios em ruinas sem perspectivas de reforma da praça em frente. Não há uma banca de jornal nos arreadores do Mercado e nenhuma livraria.

 

Central dos Servidores

  • O futuro chanceler Ernesto Araújo, segundo Merval Pereira, de O GLOBO, foi sabatinado pelos filhos de Jair Bolsonaro – e “não passou no teste”. Ele só chegou ao cargo porque contou com o apoio de André Marinho, filho de Paulo Marinho e imitador de Jair Bolsonaro.
  • O governo do Paquistão concedeu agrément a Olyntho Vieira como embaixador extraordinário e plenipotenciário do Brasil naquele país. Olyntho Vieira ingressou no Serviço Exterior Brasileiro em 1985. Atualmente é representante permanente alterno na Delegação Permanente do Brasil junto à Organização da Aviação Civil Internacional.
  • Governo brasileiro concedeu agrément ao senhor Darío Montoya Mejía como embaixador extraordinário e plenipotenciário da Colômbia no Brasil.
  • Mal explicada a articulação de advogados de Lula, ministros do Supremo, petistas arrependidos e bandidos profissionais para colocar Lula em prisão domiciliar antes que vá parar no presidio de São José dos Pinhais.

Foto: Reprodução Vídeo do Youtube

Futura Ministra Damares Alves assumirá Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.


Jb Serra e Gurgel
imprensa.serra@anasps.org.br

Previdência Social