13 municípios do Amazonas receberão serviços previdenciários no segundo semestre

Os PREVBarcos, barcos da Caixa Econômica Federal em parceria com o INSS, levarão serviços previdenciários para mais 13 municípios no estado do Amazonas, onde a Caixa realiza navegações. São eles: Bagre, Curralinho, Oeiras, Limoeiro o Ajuru, Muaná, Ponta de Pedras e Soure, no estado do Pará, e Codajás, Anori, Beruri, Anamã, Manaquiri e Careiro da Várzea.

A medida faz parte de um convênio assinado entre as duas instituições.  O convênio prevê que três servidores do INSS participarão dos ciclos de viagens dos Barcos da Caixa para realizar atendimentos nos mesmos moldes de uma agência fixa do Instituto. Assim será possível realizar requerimentos de benefícios – entre Aposentadorias, Pensões, Auxílios e Salário Maternidade – além de outros mais de 90 serviços que o INSS realiza em suas unidades fixas de atendimento.

Com a assinatura do convênio, o INSS amplia a rede de atendimento fluvial na Região Amazônica, uma vez que o Instituto possui cinco barcos para atender à população ribeirinha, os chamados PREVBarcos. São dois no Pará, dois no Amazonas e um em Rondônia, que percorrem, anualmente, 22 municípios às margens dos rios da Região Norte.

Previdência Social