Reforma da Previdência deve gerar economia de R$ 678 bi

Se for aprovada a reforma da Previdência com o texto que o Executivo enviou ao Congresso Nacional, as mudanças podem gerar uma economia de R$ 678 bi até 2027. As estimativas são do secretário de Previdência Social do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano.

O secretário informou ainda que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016 é para garantir a sustentabilidade do sistema, para que todos cidadãos tenham acesso a aposentadoria.

A reforma da Previdência vem sendo criticada por uma grande partedos trabalhadores, que entendem que dessa maneira a reforma retira os direitos fundamentais já adquiridos. Encaminhada pelo governo Temer ao Congresso, no início do mês, a proposta exige a fixação de uma idade mínima para a aposentadoria; regras de transição; fim da paridade entre ativos e inativos; contribuição mínima do trabalhador rural; elevação do tempo de contribuição (que passa de 15 anos para 25 anos); regimes especiais (professores e policiais civis); pensão por morte (que hoje é integral, deverá ser reduzida para 50% mais 10% por dependente para todos os segurados) e outros pontos.

 

Previdência Social