Segundo socióloga reforma administrativa distorce realidade de servidores

Os argumentos favoráveis à chamada Reforma Administrativa distorcem a realidade do serviço e dos servidores públicos. Esta é a opinião de Graça Druck, professora titular de sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em mercado de trabalho.

Se distorcem informações sobre suas reais condições, sobre o padrão salarial dos servidores públicos. Não se mostra a grande heterogeneidade”, defendeu ela durante o debate virtual Reforma Administrativa: O Alvo é Você!, promovido pela LBS Advogados.

Como dados, a socióloga aponta que dos 12 milhões de funcionários públicos existentes no País, 57% estão nos municípios, onde os salários são os mais baixos do setor.

No âmbito municipal, a média salarial do serviço público é de R$ 2.234 – enquanto o salário mínimo ideal, segundo o Dieese, é de R$ 3.585.

As remunerações mais altas estão no Judiciário e no Legislativo. A grande justificativa [para a reforma] é gasto com pessoal. Não há privilégios, exceto para a elite do funcionalismo e que é minoritária”, explicou.

*Fonte: Reconta Aí

Previdência Social