Seguro para pescador tem beneficiários de 7 e de 148 anos, diz secretário

O secretário da Agricultura e Pesca, Jorge Seif, disse que existem crianças de sete anos e um idoso de 148 anos de idade incluídos como beneficiários do seguro-defeso, benefício pago a pescadores durante um período reprodutivo dos peixes, quando a pesca é proibida.

“O trabalhador mais jovem do Brasil é um pescador porque nós temos no nosso cadastro, pessoas com sete anos de idade recebendo seguro-defeso. E a pessoa mais velha do mundo é brasileiro e é pescador também. Tem uma pessoa no nosso cadastro com 148 anos de idade recebendo seguro-defeso. Seria cômico se não fosse trágico”, disse Seif.

Seif comentou que, entre os beneficiários irregulares, há médicos, dentistas, militares, prefeitos e vereadores. Informou ainda que o novo sistema para o recadastramento deve ficar pronto até o início de junho. As colônias de pescadores e outras entidades representativas da categoria ficarão responsáveis por receber e organizar os dados.

A decisão de mudar o sistema de identificação de beneficiários do seguro-defeso já tinha sido anunciada pelo próprio Bolsonaro, na semana passada. O motivo, segundo ele, é o combate às fraudes que, de acordo com dados do governo, atingem até 66% dos benefícios, gerando uma despesa de quase R$ 2 bi.

 

Previdência Social