Após 21 anos, INSS recria superintendência no Rio de Janeiro

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recriou, após 21 anos, uma superintendência no Rio de Janeiro, desvinculando o estado da Superintendência Regional Sudeste II (SRII), que agregava os estados do RJ, Espírito Santo e Minas Gerais.

Com isso, a expectativa é que o Rio de Janeiro passe a ter maior autonomia e poderá implantar diretrizes para diminuir a fila de requerimentos em análise no estado. O número de requerimentos, no entanto, ainda está em fase de levantamento. A recriação da unidade é um antigo pleito dos servidores do estado, que reclamavam da falta de sinergia com a SRII.

“Com essa medida, o Rio de Janeiro fica vinculado à direção central, sendo a sexta superintendência do INSS no país. Consequentemente, as políticas e todo nosso trabalho operacional será diretamente com a presidência do órgão. Teremos maior diálogo e autonomia na implantação de diretrizes em função desse canal direto”, explica Caio Maia Figueiredo, que vai comandar a Superintendência Regional Sudeste III, que terá sob sua responsabilidade as 94 Agências da Previdência Social (APS) do estado.

*Com informações, Extra

Previdência Social