Maio Vermelho: mês de prevenção ao câncer de boca. Use o plano dental Hapvida/Anasps e cuide-se

11-05-2021

Prevenção consiste na adoção de boa alimentação, e realização diária de higienização

Atualmente nossas atenções estão voltadas à pandemia do novo coronavírus, o que acaba nos fazendo esquecer que existem outras doenças que com cuidados necessários podem ser evitadas.

Neste mês de maio, precisamos nos atentar ao câncer de boca, que segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), é a 5ª doença que mais mata no Brasil, e por isso merece nossa atenção.

O câncer de boca, também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral é um tumor maligno que afeta estruturas da cavidade bucal e a orofaringe.

Sintomas

  • Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;

  • Ulcerações superficiais com menos de 2 cm de diâmetro e indolores, podendo sangrar ou não

  • Manchas/placas avermelhadas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato mucosa jugal;

  • Rouquidão persistente;

  • Dor ou desconforto à mastigação deglutição;

  • Dificuldade na fala;

  • Sensação de que há algo preso na garganta;

  • Emagrecimento acentuado;

  • Dor e presença de linfadenomegalia cervical.

Como se prevenir?

A prevenção do câncer da boca deve basear-se no aconselhamento para a cessação do ato de fumar e para consumir bebidas alcoólicas com moderação, além da adoção de uma alimentação saudável, proteção contra a radiação solar, realização diária da higienização oral utilizando escovas dentais adequadas com técnicas corretas de escovação e o fio dental e procurar com frequência o cirurgião dentista para consulta odontológica de controle.

Cuide-se com o Plano Dental Hapvida/Anasps

Se você é associado (a), Anasps, aproveite o Plano Dental Hapvida/Anasps, realize consultas periódicas, e cuide da saúde da sua boca. O plano é totalmente gratuito e sem coparticipação. Isso mesmo que você leu. Aqui você não paga nada. A Anasps paga o plano e oferece para você.

Se ainda não preencheu o formulário, acesse: https://www.anasps.org.br/formulario-hapvida/, insira seus dados, e aguarde o recebimento de e-mail de confirmação.

Com o preenchimento do formulário até 5º dia útil do mês corrente, o plano ficará disponível para utilização no primeiro dia útil do mês subsequente, respeitando carências previstas na ANS, contadas a partir da disponibilização do plano: 24hs para os atendimentos de urgência/emergência, 60 dias para Diagnóstico, Prevenção em Saúde Bucal e Dentística (Restaurações) e 180 dias para os demais casos.

Previna-se e sorria. A Anasps apoia essa campanha!

*Informações complementares, Sanar Saúde

Previdência Social