Janeiro Branco, mês de cuidados com a saúde mental e emocional

04/01/2023

O começo de um ano é sempre repleto de novos planos e metas. Em janeiro, as pessoas têm a sensação de um recomeço e novo estilo de vida. Tudo isso serviu de base para que as pessoas começassem o ano pensando também na saúde da mente. Algo que deve ser prioridade ao longo de todo o ano é o cuidado com a saúde mental e emocional.

Por isso, neste início de ano é celebrado o “Janeiro Branco”, mês de conscientização em prol da saúde mental, visto que é comum experimentar alguma melancolia ou angústia durante a passagem do ano, e janeiro é um momento em que muitas pessoas ainda estão fragilizadas por isso.

O “Janeiro Branco” foi criado em 2014, em Minas Gerais, e idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão. A cor branca representa um quadro ou página em branco. Significa o papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam.

A campanha sugere que, neste início de ano, todos nós tomemos algumas medidas em prol da nossa saúde, como:

  • Refletir: com a chegada do ano novo, será que você está pronto para se tornar uma nova pessoa? Então, aproveite o momento de reflexão para pensar no que você pode mudar na sua vida para ser mais feliz.
  • Aceitar os ciclos: assim como os anos que iniciam e acabam, a vida também é feita de ciclos. Portanto, entenda que, se você estiver num mau momento, ele vai passar. E uma próxima etapa, de reconstrução e alegrias, chegará. Então, aproveite para se preparar para o próximo ciclo que vai começar!
  • Preparar-se para agir: o hábito de meditar e refletir sobre o que está acontecendo com você é essencial para conquistar o estado mental que você deseja. Sendo assim, o que você pode fazer, que pensamentos pode ter, que possam levar você a ter uma vida mais saudável e feliz?

Aproveite o clima da campanha Janeiro Branco, curta toda a sensação de renascimento que o mês de janeiro proporciona com sua perspectiva de mudança e faça algo imprescindível à sua saúde mental: reveja, de tempos em tempos, suas atitudes. Então, recupere suas energias, feche ciclos e inicie uma nova fase!

Quem cuida da mente, cuida da vida!

 

Previdência Social