Dezembro Laranja: a Anasps apoia essa campanha

18-12-2023

Neste mês de dezembro, teremos a campanha “dezembro amarelo”, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para conscientizar a população quanto à prevenção, detecção e tratamento do câncer de pele, que responde por 33% de todos os casos da doença no Brasil.

O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. As células se dispõem formando camadas e, de acordo com as afetadas, são definidos o tipo de câncer: o mais comum é o câncer de pele não melanoma, menos letal, mas com incidência alta. O câncer de pele melanoma é mais agressivo e pode se espalhar para tecidos e órgãos vizinhos, mas tem prognóstico positivo em caso de diagnóstico precoce.

Somente uma biópsia é capaz de identificar a existência da doença, mas alguns sintomas relacionados são:

  • uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
  • uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
  • uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Há também alguns fatores de risco, que envolvem histórico familiar de câncer de pele; pessoas de pele e olhos claros, com cabelos ruivos e loiros; pessoas que trabalham frequentemente expostas ao sol sem proteção adequada; e exposição prolongada e repetida ao sol na infância e adolescência.

Para evitar a incidência do câncer de pele, evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h e use sempre proteção adequada, como bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros, barraca e filtro solar com fator mínimo de proteção 15. É necessário aplicar a proteção a cada duas horas.

A Anasps apoia essa campanha e conclama aos servidores públicos e associados (as) a redobrarem os cuidados com a pele neste verão.

Previdência Social