Julho Verde: prevenção do câncer de cabeça e de pescoço

Se liga! Prevenir é sempre o melhor caminho

Lançada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, a campanha Julho Verde chama a atenção para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, responsável por cerca de 10 mil mortes a cada ano no país.

A campanha foi criada em 2016 pela sociedade e pelo Instituto Nacional do Câncer.

O que é?

O câncer de cabeça e pescoço é a definição de tumores que atingem as vias aerodigestivas, isto é: boca, faringe, laringe e seios da face. O câncer de tireoide também faz parte desse grupo, porém, é um tipo com características diferentes, com outros fatores de risco e bem menos agressivo.

Fatores de risco

Os Cânceres de Cabeça e Pescoço estão bastante relacionados aos hábitos dos pacientes. Dessa forma, podemos listar como fatores de risco:

– Tabagismo;

– Etilismo;

– Praticar sexo sem preservativo;

– Sedentarismo;

– Alimentação não saudável;

– Exposição solar sem proteção.

Sintomas

Esses tipos de tumores não possuem exames de rastreio, nesse caso, a prioridade é o diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura. Mas é preciso ficar atento aos sinais:

– Caroços no pescoço;

– Feridas na boca, lábio ou língua que não cicatriza por mais de 2 semanas;

– Rouquidão;

– Dificuldade para engolir;

– Mau hálito persistente.

Tratamento

Se o câncer for identificado, o tratamento é realizado pelo cirurgião de cabeça e pescoço. As terapias utilizadas são a cirurgia, quimioterapia e radioterapia. A ordem e combinação delas depende do tipo e localidade do tumor. Se descoberto no início, as chances de cura são altas.

Números

Segundo dados do INCA, no total, devem ser diagnosticados 685 mil novos casos de câncer no Brasil no triênio 2020-2022, incluindo todas as áreas da doença.

*Informações complementares, Instituto de Câncer

Previdência Social