Dia Nacional do Doador de Sangue: alguém precisa da sua ajuda

25-11-2020

Você é o tipo certo de alguém. Só saia de casa se for para fazer o bem!

Byanca Guariz

Hoje (25), é celebrado o dia do Doador de Sangue. A data lembra a importância de ser doador e salvar milhares de vidas. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é clara: para que a vida humana tenha mais segurança, de 3,5% a 5% da população de cada país deve doar sangue.

A doação é rápida, simples, segura e além de ser um ato solidário, salva vidas.

No entanto, a preocupação tem sido alta. A crise que o país enfrenta, tem provocado prejuízos não só financeiros, mas também no banco de sangue. Os estoques no Brasil que já eram baixos, agora caíram de forma significativa. Segundo dados do Ministério da Saúde, durante a pandemia houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do país.

Com a campanha “Somos todos do mesmo sangue”, hemocentros de todo o país se unem durante a semana com o objetivo de homenagear o Dia Nacional do Doador de Sangue.

A data

Esta data comemorativa foi instituída pelo Decreto nº 53.988/1964, considerando que a doação voluntária de sangue é ato em que se manifesta da forma mais significativa, o sentimento da solidariedade humana e que os doadores devem ser homenageados com gratidão. A doação contínua é de suma importância e pode sensibilizar novos doadores.

Curiosidades

Você sabia que, uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas, já que o sangue doado é dividido em diversos componentes, que podem ser utilizados de acordo com as necessidades de quem aguarda pelo procedimento.

O sangue é reposto pelo organismo. E rapidamente. Isso mesmo! Existe sangue suficiente no corpo humano para doar de forma saudável. Além disso, o volume de sangue doado começa a ser reposto no organismo 24h após a doação.

Os bancos de sangue precisam manter os estoques durante a pandemia. O amanhã de alguém depende do seu hoje. Que cada gosta de sangue, seja uma gota de esperança. Divulgue, apoie, doe, salve vidas. A Anasps apoia esse ato de amor e solidariedade!

Previdência Social