Visando maior transparência, MGI promove “Dia dos Dados Abertos”

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria de Gestão e Invoação (Seges), promoveu, na última sexta-feira (8), o Dia dos Dados Abertos, que tem como objetivo promover a utilização das informações disponíveis em dados abertos pelos cidadãos.

Segundo o MGI, mais da metade da sua base de dados já está acessível por meio do Portal de Dados Abertos do Governo Federal, em uma iniciativa que partiu da própria Seges.

“Nós tivemos o compromisso de disponibilizar consulta pública, por tempo razoável, para reunir a contribuições da sociedade e identificar, de fato, o interesse social nessas bases. Os dados abertos são extremamente importantes para o empoderamento da sociedade e para o fortalecimento da democracia”, disse a coordenadora de Transparência e Ouvidoria do MGI, Karyta Lopes.

Ela acrescentou ainda que o Plano de Dados Abertos da pasta prevê a disponibilização de 58 bases de informação ao públicas, todas elas escolhidas via consulta púbica com a sociedade civil.

“A partir dos dados abertos, a gente constrói e fortalece a democracia, promovendo o acesso à informação e à transparência, que são pilares importantes no processo democrático. Cada vez mais devemos trabalhar para que a informação esteja disponível em formato aberto, acessível a todos”, ressaltou a diretora de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão (Dtges) da Seges, Priscila Cabral.

 

Previdência Social