Título de eleitor cancelado? Saiba como regularizar!

Mais de 5 milhões de brasileiros tiveram seus títulos de eleitor cancelados por ausência nas três últimas eleições obrigatórias, sem justificativa ou pagamento da multa, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última segunda-feira.

Quem teve o documento cancelado ainda pode pedir a regularização e evitar restrições, como a impossibilidade de votar, se candidatar, assumir cargo público, renovar matrícula em universidades públicas ou emitir passaporte.

Para isso, o eleitor deve verificar a situação do título – pelo cartório eleitoral ou pela internet. Se houver cancelamento, é possível apresentar um pedido de regularização, justificando as ausências, preferencialmente com documentos comprobatórios, ou quitando as multas pendentes. O requerimento deve ser preenchido online ou diretamente no cartório eleitoral, acessando a área de autoatendimento e escolhendo a opção “Título Eleitoral”, item 6.

O cancelamento de títulos ocorre em anos sem eleição, conforme previsto em lei, para manter o cadastro eleitoral atualizado.

Previdência Social