Termina o segundo ciclo de construção colaborativa para o PPA 2024-2027

Terminou, na última quinta-feira (22), o ciclo 2 das oficinas do Plano Plurianual (PPA) referente ao período 2024-2027, no qual membros dos ministérios do Poder Executivo contaram com a oportunidade de debater sobre objetos específicos e entregas dos programas definidos no primeiro ciclo de oficinas, em abril. As oficinas foram realizadas na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília (DF).

Com duração de quatro anos, o PPA é o instrumento de planejamento governamental que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública, organizados nos programas que resultam em bens e serviços para a população.

Aproximadamente 2.700 representantes de todos os 37 ministérios do Governo Federal participaram de 89 oficinas. No total, contabilizando os dois ciclos, foram 126 oficinas com mais de 4500 participantes.

“A Escola (Enap) entrou com a expertise de construção colaborativa de soluções para desafios públicos. Foi uma grande oportunidade de promover as interações interministeriais para discussão dos programas do PPA e seus atributos, que contou com grande esforço e dedicação de servidores de diferentes pastas”, afirmou a coordenadora-geral da Gnova Transforma, da Diretoria de Inovação da Enap, Adriana Ligiéro, em nota.

Agora, a Secretaria de Planejamento e Assuntos Econômicos (Seplan) e os respectivos ministérios analisarão as propostas. O projeto de lei do PPA deve ser enviado ao Congresso Nacional até 31 de agosto.

Previdência Social