Quem pode ser segurado facultativo do INSS

O segurado facultativo é uma modalidade de segurado que goza de contribuição oferecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), destinado a pessoas que não exercem atividade remunerada e tenha mais de 16 anos de idade. Nesses casos, o próprio segurado realiza o cadastro junto à autarquia – a filiação só é possível em casos onde o interessado não exerça atividades que o encaixem como segurado obrigatório.

Enquadram-se como segurados facultativos: desempregados (as), estagiários (as), estudantes, donos (as) de casa, brasileiros (as) residentes no exterior, brasileiros (as) acompanhantes de cônjuges que prestam serviço no exterior, síndico (a) de condomínio não remunerado (a) e presidiários (as) não remunerados (as).

A contribuição no segurado facultativo é feito através do guia de recolhimento da previdência social, o famoso carnê do INSS, que pode ser pago através de lotéricas ou instituições bancárias. Também é possível pagar a contribuição diretamente no aplicativo do banco de preferência.

Com informações do portal Previdenciarista

Previdência Social