Previdência Social completa 96 anos

Na mesma data é celebrado o Dia do Aposentado     

 

A Previdência Social Brasileira completa hoje (24) seus 96 anos de existência. Nesta mesma data, também é celebrado o Dia do Aposentado, em referência à entrada em vigor da Lei Eloy Chaves (Lei 4.682) de 24 de janeiro de 1923, marco histórico do início da previdência brasileira.

Considerada a maior distribuidora de renda do país, a Previdência só tem o que comemorar. Nos últimos anos, passou por uma revolução no atendimento dos segurados. As ações de gestão implementadas agilizaram os atendimentos, reduziram as filas e ampliaram os canais remotos.  

Os serviços da autarquia além de crescer, tornaram-se mais acessíveis à população. Tudo isso vem sendo acompanhado pela modernização e investimento tecnológico. Um exemplo disso é o MEU INSS – ferramenta criada pra facilitar a vida dos segurados. A implantação da nova medida permitiu ao segurado marcar dia e hora, sem sair de casa para ser atendido. Tudo de forma prática e rápida.

A ferramenta é acessível por meio de computador ou celular e permite, entre outros serviços, agendar atendimento, acompanhar dados cadastrais, fazer simulação de aposentadoria, entre outras.

Atualmente, a Previdência paga por mês 30 milhões de benefícios, somente no Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

 

Ações de comemoração

A Anasps (associação que representa os servidores da maior distribuidora de renda do país), também comemora essa data especial. Em parceria com o Serviço de Qualidade e Vida da Superintendência Regional Norte/Centro-Oeste, realiza durante todo o mês de janeiro, uma campanha, por meio da distribuição de informativo, para ser fixado nas extremidades dos computadores.  

A Gerência Executiva do INSS de Ribeirão Preto – SP celebra a data com a divulgação do MEU INSS. Um dos focos dessa ação é orientar e informar o público que aparece nas agências.

No estado do Mato Grosso, os aposentados que forem nas APS hoje (24) receberão cartão comemorativo, além de brindes como bonés, sacolas, portas moedas e estojos. No dia 30, a Gerência Executiva de Cuiabá realiza um momento de interação com os estagiários e uma palestra sobre a importância da Previdência Social na vida dos trabalhadores.

Panfletagens, orientações e informações sobre o Programa de Educação Previdenciária (PEP), devem marcar o dia 25 em Boa Vista/RR. As atividades serão direcionadas ao público em geral.

A programação de todas as ações que serão realizadas se encontra disponível no site do INSS, acessado em: www.inss.gov.br

 

Nessa data importante, reafirmamos o papel fundamental que a Previdência Social tem na vida dos brasileiros. A Anasps parabeniza a todos que trabalham para oferecer uma Seguridade Social de qualidade.

 

Previdência Social