Piso previdenciário é reajustado em 7,5%; novos valores passam a valer neste mês

O Ministério da Previdência Social (MPS) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reajustaram o valor do piso previdenciário – valor mínimo dos benefícios pagos pela autarquia – para R$ 1.518,00, um reajuste de 7,5%.

Segundo os órgãos, o impacto total com o pagamento dos novos valores será de R$ 30,2 bilhões. Esse cálculo considera apenas os benefícios do Fundo do Regime Geral de Previdência Social (FRGPS). Atualmente, 21,9 milhões de beneficiários recebem o piso previdenciário.

O aumento do piso previdenciário não altera os valores dos benefícios acima do mínimo, uma vez que esses benefícios serão reajustados conforme Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024, a ser divulgado pelo IBGE na próxima sexta-feira (10).

Aqueles que se aposentaram ou começaram a receber pensão ou auxílio ao longo de 2024 terão uma correção proporcional ao número de meses em que o benefício foi concedido.

Os pagamentos com os novos valores vão começar a ser feitos a partir do dia 27 de janeiro, seguindo o calendário divulgado em dezembro do ano passado.

Previdência Social