Pagamento dos retroativos dos reajustes dos servidores impactará IR; entenda

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) confirmou que o pagamento dos valores retroativos dos reajustes dos servidores federais será realizado junto ao salário de abril, no dia 2 de maio.

No entanto, a medida implica em um impacto no Imposto de Renda dos servidores, já que os valores retroativos, que se referem a janeiro, serão somados aos rendimentos do mês de abril.

De acordo com o MGI, o cálculo do IR seguirá o procedimento habitual: todos os rendimentos sujeitos à tributação serão somados e a respectiva faixa de tributação será aplicada. Isso significa que os servidores terão descontos fora das suas faixas habituais de Imposto de Renda, o que pode gerar uma incidência maior de impostos devido à soma dos valores retroativos.

Os reajustes, já acordados ao longo de 2024, incluem um aumento de 9% a partir de janeiro de 2025 e de 5% a partir de abril de 2026. O impacto total do reajuste é estimado em R$ 16 bilhões, beneficiando cerca de 1,2 milhão de servidores, incluindo aposentados e pensionistas.

Previdência Social