Justiça libera R$ 23,2 bilhões em precatórios

Até o fim deste mês, o Conselho de Justiça Federal (CJF) vai liberar R$ 23,2 bilhões para pagamento de precatórios a pessoas que venceram ações na Justiça contra o governo federal. A maior parte será paga a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Servidores também receberão uma fatia desses valores.

No ofício que comunicou os valores a serem pagos aos tribunais regionais, a presidente do CJF afirmou que enviará o dinheiro ainda neste mês, mas não detalhou o quanto será destinado ao INSS: a efetiva disponibilização dos valores na conta dos beneficiários, em face dos procedimentos administrativos internos nos tribunais e instituições financeiras, está prevista para ocorrer até a primeira quinzena do mês de junho.

O Tribunal Federal Regional da 3ª Região (TRF-3), que cobre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, já disponibilizou sua lista de pagamentos. Já o Tribunal Federal Regional da 4ª Região (TRF-4), que atende os estados da região sul, informou que não sabe o montante que será destinado ao INSS ou os processos a serem contemplados. Os outros tribunais não se pronunciaram.

*Com informações do jornal Folha de S. Paulo

Previdência Social