INSS irá devolver valores descontados por greve

A Portaria 1.467 de 22 de julho, assinada pelo presidente da autarquia, Guilherme Serrano, autoriza a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) a devolver os valores que foram descontados na greve de 2009.

Essa é mais uma das medidas que foram estabelecidas no acordo assinado por servidores e Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), para acabar com a greve que aconteceu em 2022 e durou mais de dois meses.

A autarquia ainda não detalhou como serão feitas as devoluções. Mas os servidores que atuaram na greve de 2009 podem buscar orientação nos setores de Gestão de Pessoas do INSS, para conferirem como irá ocorrer a restituição.

São 6000 servidores beneficiados, que deverão receber em média R$ 3000 aplicados os devidos descontos do Imposto de Renda e Contribuição Previdenciária.

Atuação da Anasps na greve do INSS de 2022

Essa nova determinação está cumprindo uma das resoluções do acordo de greve assinado no dia 23 de maio de 2022. A Anasps demonstrou apoio aos grevistas, onde os servidores reivindicaram o reajuste salarial de 19,99% para repor a inflação desde 2019, e a manutenção das 30 horas semanais.

Em um evento realizado pelo INSS no dia 17 de maio, Elienai Coelho, vice-presidente da Anasps e presidente do Clube Anasps, explicou como foi a participação da associação durante o período de greve.

“A gente faz algumas reivindicações, mas aumento de salário é algo privativo dos sindicatos. Fomos muito cobrados porque fazemos um trabalho parlamentar, de bastidores, mas não sentamos na mesa de negociação, infelizmente. Não temos esse acento. Quem tem é o sindicato”, alertou.

E mais recentemente, no dia 31 de maio, a Anasps marcou presença em audiência pública para tratar do Sucateamento e Greve do INSS.

Para conferir outros detalhes do acordo de greve, basta clicar aqui.

 

Previdência Social