INSS: equipe de transição do governo prevê alterações em benefícios em 2023

Alterações estão previstas para acontecer nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro social (INSS) em 2023. O grupo de transição já está traçando estratégias que poderá usar nas medidas da Reforma da Previdência para colocar mudanças na aposentadoria por invalidez e pensão por morte.

Quando a reforma entrou em vigor, em 13 de novembro de 2019, ocorreram trocas no cálculo da aposentadoria por invalidez e pensão por morte, que acabou não sendo mais integral. De acordo com as informações do Jornal O Globo, o presidente eleito estaria analisando medidas para realizar novas mudanças nestes dois benefícios.

O jornal ainda ressaltou que pessoas da equipe de transição que foram escolhidas, terão a alternativa de fazer mais uma mudança no cálculo dos valores destas duas modalidades previdenciárias. O novo governo tem o objetivo de fazer com que os aposentados ganhem novos valores que serão maiores do que recebem atualmente.

Atualmente, a pensão por morte paga 59% do valor do benefício e mais 10% por dependente. O que pode ser mudado para o próximo ano é que, esses valores poderão subir em até 70% ou 80%, mantendo somente o saldo de 10% por dependentes. As mudanças irão permitir aumentar os vencimentos para os trabalhadores, e diminuiria a econômica que está prevista com a Reforma da Previdência.

Já a respeito da reforma por invalidez, o assegurado recebe nos dias de hoje 60% da média se tiver no mínimo 20 anos de contribuição, no caso dos homens, ou 15% de contribuição no caso das mulheres. Esse valor aumenta anualmente 2%, o governo sucessor pretende deixar esse valor em 100% como era antes da reforma entrar com suas novas medidas.

*Com informações do MSN

Previdência Social