INSS apresenta déficit no quadro de servidores

Em menos de três anos, 3.274 profissionais se aposentaram
Jhonatan Guimarães

 

A demora no atendimento nos postos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem deixado os usuários irritados que, em muitos casos, precisam enfrentar uma peregrinação em busca de atendimento. Mesmo quando não há fila, há drama e espera. E o motivo? Déficit no quadro de pessoal.

A redução da força de trabalho do instituto, em menos de três anos, foi de 3.274 profissionais. Dados oficiais do INSS, enviados ao antigo Ministério do Planejamento, hoje incorporado ao Ministério da Economia, revela que das 1.613 agências do país, 321 têm de 50% a 100% do quadro de servidores com pedido de aposentadoria. Pelo levantamento, a autarquia precisa de 16.548 novos servidores para suprir a falta de pessoal.

Apenas nos primeiros cinco dias de 2019, o órgão registrou 676 funcionários em situação de aposentadoria. O número é quatro vezes o total de aposentados de todo o mês de janeiro de 2018, que ficou em 166.

 

O que dizem?

A constatação é óbvia para quem procura pelos serviços. Elisete Pereira, aposentada, relata que os problemas nas agências estão cada vez mais frequentes.  “Do final do ano pra cá os serviços estão péssimos. Eu que recebo auxílio-doença por estar sem trabalhar por um problema no braço, fui até a agência e esperei na fila por mais de duas horas, e ao ser atendida me informaram que o agendamento é feito online”, disse.

Afastada por problemas de saúde, a comissária Suellen Teixeira, também reclama do atendimento. “Fiquei mais de uma hora na fila até me avisarem que precisava aguardar atendimento em outra.” relata.

Geralmente é assim: os casos parecem simples de ser resolvidos, mas ninguém resolve. A falta de rigor na transmissão da informação é o que mais intriga Suellen. “Para conseguir atendimento, já cheguei a ficar mais de três horas na fila. Outro problema que observo é que só tem um funcionário para ajudar com informações e às vezes nem sabem nos orientar direito quando precisamos.” finaliza.

 

Concurso pode sair do papel

A boa nova é que o concurso do instituto pode sair a qualquer momento. A notícia pode ser uma esperança para os concurseiros de plantão, que devem manter o ritmo de estudo bem acelerado. A análise do pedido foi retomada pelo Ministério da Economia e já mostrou os primeiros avanços, passando para Assessoria Parlamentar do Ministério.

A solicitação feita pela entidade tem provimento de 10.468 vagas, sendo 7.888 por meio de novo concurso e 2.580 através da convocação de remanescentes da seleção anterior, liberada no final de 2015.

Números

Algumas projeções do Tribunal de Contas da União (TCU) apontam a paralisação total dos serviços públicos em 2024, sem possibilidade de o governo federal gastar nada com despesas discricionárias.

A demora no atendimento e na concessão de benefícios é comprovada pelos boletins estatísticos da Previdência. De acordo com os números, divulgados em outubro de 2018, o tempo estimado de concessão foi de 53 dias. Em relação ao mês anterior, o tempo médio de espera para a concessão do benefício teve um aumento de seis dias.

Por região, o Boletim aponta o Sudeste como o líder do ranking, totalizando 121.816 benefícios com pendências (até 45 dias de análise). Seguido pelo Nordeste com 74.010; Centro-Oeste 61.372; Sul (57.516) e Norte (14.701).

 

    

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