INSS: 33 anos de cidadania

Em um dia como hoje, em 27 de junho de 1990, foi criado o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por meio do Decreto 99.350/1990. A autarquia foi criada a partir da fusão entre o Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS) e o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

Depois de 33 anos, o INSS é responsável pelo sustento de 37 milhões de brasileiros por meio da manutenção do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), responsável pelo pagamento de aposentadorias, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio por incapacidade temporária (o antigo auxílio-doença), aposentadoria por incapacidade permanente (antes conhecida como aposentadoria por invalidez), auxílio-reclusão, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Além disso, o INSS também tem o papel fundamental de ser um dos maiores distribuidores de renda do país, movimentando a economia de inúmeros municípios espalhados por todo o país. Isso não seria possível sem o trabalho árduo dos servidores públicos do INSS que, mesmo em condições muitas vezes adversas, prestam um serviço essencial à população, garantindo seu direito à cidadania.

Nesta data, parabenizamos o INSS e os servidores públicos da Previdência Social, em especial os associados da Anasps, que acreditam no nosso trabalho em prol de uma autarquia forte, ativa e operante.

 

Previdência Social