Governo fará pente-fino em aposentadorias rurais

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo realizará um pente-fino nas aposentadorias rurais, porque teriam ocorrido abusos em administrações anteriores. Ele destacou que há 9 milhões de benefícios no campo enquanto existem 6 milhões de idosos em áreas rurais.

Para o ministro, há espaço em cortar em torno de um terço das aposentadorias rurais somente com ações de combate a fraudes. Em razão dessa situação, ele ressaltou que o registro dos benefícios não será mais realizado por sindicatos. A partir desta quarta-feira (20), entra em vigor, medida no qual o produtor fará a autodeclaração de tempo de serviço, que terá de ser atestada pelo Instituto Nacional de Seguridade Nacional (INSS).

A idade mínima para aposentadoria rural é de 60 anos, para homens, e de 55 anos, para mulheres, com contribuição mínima de 15 anos. O texto apresentado pelo governo na reforma propõe igual à idade mínima em 60 anos para ambos os sexos e eleva o tempo de contribuição para 20 anos. A mudança vale tanto para quem é empregado, contribuinte individual ou avulso quanto para quem contribui sobre a produção.

   

Previdência Social