Gadelha assume a presidência do INSS

O novo presidente afirmou estar preparado para a nova missão

Byanca Guariz

“Preparei-me, para garantir os direitos sociais, assim como toda e qualquer iniciativa ou qualquer outra gestão do órgão deve partir da permissa que existimos, antes de mais nada, para corrigir injustiças”, essa foi a fala do novo presidente do Instituo Nacional do Seguro Social (INSS) empossado na manhã desta quarta-feira (13).

Leonardo de Melo Gadelha, administrador de empresas e ex-deputado federal, assumiu o órgão no lugar de Elisete Berchiol da Silva Iwai, que estava no comando da Casa desde 2015. O evento teve início às 10h no auditório da autarquia.

Nomeado para o cargo no dia 24 do mês passado, pela Portaria nº 1.221 de junho de 2016, o novo presidente empossado hoje se comprometeu afirmou que pretende trabalhar pela valorização do servidor do Instituto, por melhorias das condições de trabalho, como também pela incorporação de novas tecnologias que possam facilitar o atendimento ao público.

Gadelha falou sobre o atual estado do INSS e a crítica situação do país, mas afirmou estar preparado para assumir essa missão. “Neste ano de 2016 o INSS navega por mares tormentosos, as crescentes e ainda que legítimas demandas populares e a inexorável reconfiguração demográfica do Brasil, constituem um dos cenários mais desafiadores da história do órgão. Minha missão frente ao Instituto é garantir direitos sociais”.

Durante a cerimônia, Gadelha destacou ainda que a sua primeira tarefa é evidenciar a importância do órgão para todos os segmentos da sociedade, pois segundo o presidente, “o INSS é relevante até para quem julga não precisar dele”.

Gadelha destacou também que pretende realizar um aprimoramento do INSS e adequar uma estrutura ao órgão, que conta com mais de 37 mil funcionários, 1.600 agências de atendimento espalhadas por todo o país e que em 2015, transferiu cerca de R$ 420 bi.

“Esse órgão precisa se mover, ou melhor, nós precisaremos nos mover. O INSS não é parte do Estado, ele é o próprio Estado”, afirmou.

Na oportunidade, o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Gasparini Terra, afirmou estar animado pela indicação de Leonardo Gadelha e garantiu que a atual gestão não vai acabar com o órgão. “Estou animado com a indicação, podemos compor um país melhor”, disse. “O INSS é diferenciado, tem uma cultura própria, nós não vamos mexer nisso, podem os funcionários ter garantia disso”, concluiu.

Estiveram presentes na solenidade de posse representantes do governo interino de Michel Temer (PMDB), servidores e representantes da categoria.

Para finalizar, o novo presidente disse que o grupo que compõe o Instituto será obrigado a pensar fora caixinha, mudar hábitos e ideias fixas, para preservar a imagem dos sonhos de milhões de brasileiros. Por fim, ele disse acreditar em um novo governo, que pretende lutar pela recuperação dos valores e da economia.

 

Currículo

Leonardo de Melo Gadelha é administrador de empresas e ex-deputado federal. Natural de Brasília, Gadelha tem 41 anos, é pós-graduado em administração de empresas pela Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA) e em gestão financeira pela Universidade Getúlio Vargas, além de ser mestre em gestão pela Universidade de Brasília (UnB).

Gadelha é filiado ao Partido Social Cristão (PSC) desde 2009. Foi eleito deputado estadual em João Pessoa e trabalhou pelo Estado entre 2007 a 2011. Na legislatura 2011-2015 assumiu como suplente o mandato de deputado federal. Em 2014 atuou consultor legislativo do Senado Federal. Nas eleições de 2014 concorreu como candidato a vice-presidente da República.

 

Previdência Social