Doenças psiquiátricas que aposentam. Veja quais são

Atualmente, doenças mentais ou emocionais são um dos maiores motivos pelos quais cidadãos precisam se afastar de suas atividades laborais. Complicações de natureza psiquiátrica, podem afetar a vida de uma pessoa em diversos aspectos, inclusive no trabalho, o que muitas vezes vira um grande problema, visto que este é o principal para garantir a renda de muitos brasileiros.

Caso o trabalhador precise se afastar de suas atividades laborais, em decorrência de algum acidente ou doença, ele terá direito ao recebimento de certos benefícios garantidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em suma, o cidadão poderá recorrer ao auxílio-doença, até que se recupere da condição, entretanto, em casos mais graves, a pessoa pode se aposentar.

Neste sentido, o que ditará qual benefício será concedido ao trabalhador é a gravidade da condição, ou seja, caso a incapacidade seja temporária poderá ser solicitado o auxílio-doença, entretanto, caso seja permanente o segurado terá direito a aposentadoria por invalidez. Vale ressaltar que isto será determinado por um médico perito do INSS.

Na realização da perícia médica do instituto, é necessário que o segurado apresente uma gama de documentos capazes de comprovar a condição declarada, tais como: atestados, laudos, exames, receituários, relatórios, entre outros. A documentação deve estar devidamente atualizada e em bom estado.

Transtornos mentais que mais aposentam

Conforme um levantamento da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, realizado entre os anos de 2012 e 2016, existe um grupo de doenças psiquiátricas que mais concedem os benefícios por incapacidade do INSS. Confira a lista:

  • Episódios depressivos;
  • transtornos ansiosos;
  • Transtorno depressivo recorrente;
  • Transtorno afetivo bipolar;
  • Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas;
  • Reações ao stress grave e transtornos de adaptação;
  • Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool;
  • Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de cocaína.

Com informações, Mix vale.

Previdência Social