CNPS aprova redução para 1,70% na taxa de juros do crédito consignado

Durante reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), realizada nesta segunda-feira (13) em Brasília, foi aprovado, por 12 votos a três, as novas taxas de juros para operação de crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), proposto pelo Ministério da Previdência Social.
Haverá uma redução das alíquotas de 2,14% para 1,70%; em relação às operações com o cartão de crédito consignado para aposentados e pensionistas, as taxas cairiam de 3,06% para 2,62%.
A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) chegou a propor uma redução na taxa de juros do crédito consignado para 2,08%, além de uma redução na alíquota do cartão de crédito consignado para 3,00%. As informações são do diretor do Sindsprev/RJ, Rolando Medeiros.
Por outro lado, representantes dos bancos e comerciantes de bens e serviços se posicionam contra a redução das taxas e a eventual implementação de um teto de juros, argumentando a defesa da livre negociação e a disputa entre as instituições bancárias para ofertar empréstimos com a menor taxa de juros.
Estima-se que 17 milhões de segurados do INSS tenham contratos ativos de crédito consignado atualmente.

Previdência Social