Benefícios previdenciários para pessoas com câncer de próstata

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata corresponde a quase 30% dos tumores diagnosticados em cidadãos do sexo masculino, sendo o segundo mais comum entre homens no país. Os pacientes com câncer de próstata podem utilizar benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para uma maior qualidade de vida durante o tratamento.

Dentre eles, está o auxílio por incapacidade temporária (o antigo auxílio-doença), que pode ser usado em casos onde o segurado esteja impossibilitado de trabalhar temporariamente por conta da doença. Neste caso, não há a necessidade da carência de 12 meses. Caso essa impossibilidade de retorno ao trabalho seja permanente, também é possível solicitar a aposentadoria por incapacidade permanente (ou aposentadoria por invalidez).

Em casos de lesões ou sequelas que acabem por reduzir a capacidade de realização do trabalho, é possível pedir o auxílio-acidente. Pacientes que precisarem de assistência permanente de outra pessoa podem pedir o auxílio-acompanhante, que paga 25% do valor da aposentadoria por incapacidade permanente. A solicitação pode ser feita presencialmente nas agências da Previdência Social ou através do site ou aplicativo “Meu INSS”.

Com informações do portal G1.

Previdência Social