Bancos já oferecem cartão consignado do INSS

Ao menos três instituições bancárias já estão oferecendo o novo cartão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), segundo informações do jornal Folha de S. Paulo: Banco BMG, Banco Pan e Olé, do grupo Santander. O BXBlue também deve lançar o cartão em breve. A possibilidade de lançamento vem sendo estudada pela Caixa Econômica Federal e pelo Bradesco. Por outro lado, o Itaú Unibanco afirmou não oferecer o cartão e o Banco do Brasil limitou-se a dizer que “está monitorando o mercado”.

O cartão consignado funciona de forma semelhante ao cartão de crédito. Os beneficiários não precisam pagar anuidade e podem sacar até 70% do limite em dinheiro. Há ainda o oferecimento de seguro de vida, auxílio e assistência funeral de forma gratuita, além de desconto em farmácias e um tempo maior para pagamento da fatura (40 dias). Os juros do cartão consignado são designados pelo INSS, em taxas de 3,06% ao mês. Os bancos têm a prerrogativa de cobrar juros menores.

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) é responsável por controlar o crédito consignado. No início do ano, o órgão ampliou o limite de contratação de 35% para 45%, dividido em 35% para empréstimo consignado, 5% com cartão de crédito consignado e outros 5% com cartão de benefício consignado.

Com informações do jornal Folha de S. Paulo

Previdência Social