ANS negocia decreto para regulamentar procedimentos fora do rol da agência

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está negociando a aprovação de um decreto para regulamentar os procedimentos médicos fora do rol, que atualmente depende de aprovação do presidente Jair Bolsonaro. O objetivo é que, se o decreto for aprovado, o judiciário tenha parâmetros legais para analisar os pedidos de liminar, que devem continuar, aponta matéria divulgada no portal de notícias G1. A ANS já havia enviado uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF).

No final de agosto, o Senado aprovou o projeto que obriga planos de saúde a cobrirem tratamentos fora do rol da ANS. Assim, a cobertura deve ser estendida a tratamento ou medicação que atendam a um dos seguintes critérios:

  • Ter eficácia comprovada;
  • Ter autorização da Anvisa;
  • Ter recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no SUS (Conitec); ou
  • Ter recomendação de pelo menos um órgão de avaliação de tecnologias em saúde que tenha renome internacional e que tenha aprovado o tratamento para seus cidadãos.

Saiba o que mudou com a aprovação do PL que coloca fim ao rol taxativo clicando aqui.

O objetivo do decreto, de acordo com Paulo Rebelllo, presidente da ANS, seria regulamentar o enquadramento dos procedimentos, exames e medicamentos nos critérios estabelecidos pela nova lei.

Saiba mais: Planos de saúde desejam que Senado mude projeto sobre o rol da ANS

Previdência Social