ANASPS/ON LINE – Ano XV/Edição nº 1.532

ANASPS LANÇA CHAPA PARA GANHAR AS ELEIÇÕES PARA O CONSELHO DELIBERATIVO DA GEAP, O CONAD,  COM MANUEL RICARDO PALMEIRA LESSA E ELIENAI RAMOS COELHO, ATENÇÃO SERVIDORES DO INSS: ELEJAM A “ NOSSA  CHAPA” EM 20 DE FEVEREIRO

Por que a ANASPS QUER CONTINUAR NA GEAP?

– Para, com os dois conselheiros dos servidores que serão eleitos no dia 20.02, tentar salvar o que resta da GEAP, por nós criada há mais de meio século,  que já teve 800 mil participantes e nos últimos anos, com os desmandos praticados pela “maioria de minerva” dos representantes do governo, está reduzida a 500 mil. O mais grave: os desmandos não param.

– A GEAP tem um orçamento de R$ 4 bilhões

– Os três membros representantes do governo fazem o que o governo quer e comandam a GEAP “com mão de ferro” usando a prestadora para fins políticos. Os três representantes dos servidores votam contra, mas o presidente do CONAD – do governo – vota por ele e desempata com o chamado voto de minerva. Assim, patrocinam as maiores barbaridades de gestão que faz com que a GEAP esteja sempre em crise.

– A GEAP Previdência (pecúlio) segue com diretor fiscal indicado pela PREVIC, para corrigir desmandos,

– – A GEAP Saúde (assistência médica) segue há dois mandatos com diretor fiscal indicado pela ANS também para corrigir desmandos.

– Enquanto isso, os  participantes sofrem com aumentos disparados sobre os serviços  como o de 23,44% que querem cobrar nas contas de fevereiro.

A GEAP só é “ autogestão” no papel. Nos últimos anos, foi usada por partidos políticos e gestores de péssimo costumes.

Vejam, no nossos informativos, que sempre estivemos em oposição a tudo que fizeram.

Fazemos uma oposição firme em defesa dos participantes, inclusive os nossos da Previdência, por sermos instituidores da Patronal (há 70 anos)   e da GEAP que a ela seguiu.

No passado, a Patronal e a GEAP, enquanto não tiveram políticos na sua gestão, foram entidades exemplares.

Hoje, não é nem uma sombra do passado:

–  só está presente nas capitais, nem nas grandes cidades está presente, o que é um sufoco para os servidores participantes;

– não tem os melhores serviços, já que hospitais, clinicas, laboratórios não querem credenciamentos;

– consta que há atrasos nos pagamentos dos prestadores que não rezam pelas práticas ocultas;

– não tem uma unidade própria de atendimento, nem ambulâncias, nem serviços de emergência e urgência;

–  Os aumentos são definidos em função de interesses não muito claros e muito acima dos que a ANS libera para as entidades privadas.

Nossos candidatos

Manoel Ricardo Palmeira Lessa é servidor de carreira do INSS, desde março 1987. Foi  Conselheiro da GEAP, Gerente Executivo no Rio de Janeiro , Superintendente do INSS da Região Sudeste II, Chefe de Gabinete do Presidente do INSS, membro do Conselho de Recursos do Seguro Social

Elienai Ramos Coelho é servidora aposentada do INSS, fundadora e diretora da ANASPS. É conselheira da GEAP.

IMPORTANTE:

É relevante informar que os nossos representantes não recebem   da GEAP:

Salário;

Pró-labore ;

Jetons; 

Trabalham gratuitamente para defender nossos servidores .

 

VEJAM O CALENDÁRIO DAS ELEIÇÕES

Calendário

De 11/01/2017 a 13/01/2017

Período para inscrição das chapas. (Art. 7º, §1º)

18/01/2017

Prazo para recebimento da documentação enviada pelas chapas. (Art. 8º, §1º)

23/01/2017

Prazo para a Comissão Eleitoral publicar as chapas cujos registros foram validados. (Art.

8º, §3º)

De 24/01/2017 a 25/01/2017

Período para apresentação de pedido de impugnação de candidatura. (Art. 8º, §3º)

26/01/2017

Divulgação da decisão dos pedidos de impugnação de candidatura.

De 27/01/2017 a 30/01/2017

Período para interposição de defesa às impugnações. (Art. 8º, §3º)

De 31/01/2017 a 02/02/2017

Prazo para a Comissão Eleitoral analisar os pedidos de defesa às impugnações.

03/02/2017

Prazo para a Comissão Eleitoral publicar as decisões quanto aos pedidos de impugnação

requeridos. (Art. 14, Anexo I)

06/02/2017

Prazo para a Comissão Eleitoral homologar as inscrições. (Art. 15, Anexo I)

20/02/2017

Eleições para CONAD e CONFIS via internet e presencial. (Art. 14)

20/02/2017

Divulgação oficial do resultado da eleição após o seu encerramento. (Art. 18)

De 21/02/2017 a 22/02/2017

Período para interposição de recurso às eleições. (Art. 18)

De 23/02/2017 a 24/02/2017

Prazo para julgamento de recursos e homologação das eleições. (Art. 18)

De 24/02/2017 a 24/02/2017

Encaminhamento dos nomes dos representantes eleitos para a GEAP Autogestão em

Saúde. (Art. 19)

GEAP TENTA JUSTIFIFICAR O AUMENTO DE 60% ( 37.55 % em 2016 e 24,44% EM 2017 EM DOIS ANOS PARA UMA INFLAÇÃO DE 20% AUMENTO DE 10% PARA OS SERVIDORES

Em nota que postou no seu site, a GEAP lançou uma grande quantidade de mentiras para tentar enganar seus participantes, pois não há uma linha sobre as razões da PRESENÇA CONSTANTE DE UM DIRETOR FISCAL DA ANS, QUE NAO ESTÁ LA PARA BEBER AGUA E CAFEZINHO, MAS PARA EVITAR UMA INTERVENÇÃO E A LIQUIDAÇÃO DA ENTIDADE.

“ Leiam o 1º bloco de mentiras”

O que motivou esse percentual de reajuste dos planos?

A correção em 37,55% dos valores dos planos da Geap para 2016 foi calculada a partir de um detalhado estudo atuarial que levou em conta diversos fatores, entre eles: o crescimento expressivo das despesas médico-hospitalares em decorrência da inflação médica (variação do custo médico e hospitalar 2015 em torno de 18%); o cumprimento das reservas técnicas estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – impacto de mais 14%; e a projeção de despesas com a judicialização de serviços (5%).

Também foram considerados a ampliação do rol de procedimentos oferecidos; a expansão da rede credenciada; e o aumento da frequência de utilização do plano.

Por ser uma autogestão sem fins lucrativos, todos os recursos arrecadados pela Geap Autogestão em Saúde são revertidos na assistência integral dos assistidos e as despesas rateadas solidariamente, de forma a deixar mais justa as diferenças de contribuições entre as faixas etárias.

O reajuste do custeio da Geap segue rigorosamente os parâmetros estabelecidos pela legislação que rege o setor de saúde suplementar. A partir da Lei nº 9.656/1998, foram estabelecidos dois tipos de reajustes para os planos de saúde coletivos empresariais: 1) reajuste anual – na data de aniversário do convênio, para manter o equilíbrio econômico-financeiro das carteiras, em decorrência da variação dos custos; 2) reajuste por faixa etária – aumento da mensalidade em razão da mudança de faixa etária do beneficiário.

É importante lembrar que, em 2014, os planos da Geap não tiveram o reajuste anual. (Nota da ANASPS; houve reajuste sim) Houve apenas a adequação do valor em decorrência da mudança de faixa etária.

Esse reajuste é porque a Geap está passando por dificuldades financeiras?

Não.(Nota da ANASPS: é)  O reajuste das mensalidades dos planos Geap seguem as definições da legislação que rege o setor de saúde suplementar, visando assegurar e qualificar cada vez mais a assistência aos beneficiários e cumprir as reservas técnicas exigidas pela agência reguladora, mesmo diante do crescente aumento das despesas médico-hospitalares.(Nota da ANASPS).

A partir da Lei nº 9.656/1998, foram estabelecidos dois tipos de reajustes para os planos de saúde coletivos empresariais: 1) reajuste anual – na data de aniversário do convênio, para manter o equilíbrio econômico-financeiro das carteiras, em decorrência da variação dos custos; 2) reajuste por faixa etária – aumento da mensalidade em razão da mudança de faixa etária do beneficiário.

A situação econômico-financeira da Geap Autogestão em Saúde é estável e a empresa não acumula dívidas com a sua rede credenciada. O fluxo de pagamentos segue dentro da rotina, respeitando os prazos legais e os contratos firmados com os 17 mil prestadores credenciados à operadora em todo o país. Além disso, conforme estabelece a legislação que regulamenta o setor, a Geap Autogestão em Saúde constituiu, aproximadamente, R$ 750 milhões em reservas técnicas junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), nos últimos dois anos.

Com experiência de 70 anos na assistência suplementar à saúde, a Geap atualmente têm cerca de 600 mil brasileiros (Nota da ANASPS, caiu par 500 mil) , entre servidores públicos e familiares, inscritos nos seus planos. É a operadora que agrega o maior número de idosos. São mais de 280 mil beneficiários com mais de 59 anos, dentre os quais 70 mil que já passaram dos 80 anos. Um dos principais diferenciais da empresa é o compromisso de acolher e cuidar de todos sem fazer qualquer tipo de discriminação por idade ou doença preexistente.

O aprimoramento constante do serviço prestado pela Geap tem se refletido na melhoria dos indicadores assistenciais e na redução acentuada do número de reclamações dos clientes, conforme avaliações recentes da agência reguladora de planos de saúde. No último resultado do Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar (IDSS), divulgado em setembro, por exemplo, a nota da Geap subiu de 0,44, em 2013, para 0,65 em 2015, aproximando-se mais do indicador máximo que é 1. Este índice, calculado pela ANS, avalia a atenção à saúde; a satisfação do cliente; a estrutura e os aspectos econômico-financeiros da empresa.

Beneficiários que aderiram ao plano em menos de 12 meses terão reajuste?

Sim, pois o convênio de adesão é firmado com o órgão patrocinador e não diretamente com o beneficiário. Além disso, como a Geap é um plano de saúde coletivo empresarial, os novos valores são aplicados para todos os beneficiários

POR QUE A ANASPS INSISTE NA DEFESA DA GEAP/

– Por que foi fundada por nós servidores da Previdência;

Porque acreditamos na sua viabilidade e neste sentido ousamos propor um contrato de gestão, nos moldes do existente com a Fundação das Pioneiras Sociais (Rede Sarah)

Porque a GEAP precisa se livrar da incompetência e de seu uso para outras finalidades;

Porque seu custo é elevadíssimo se comparado com outras operadoras de saúde;

Porque gasta horrores em dívidas com a ANS, por cometer praticas ilícitas e com escritórios privados de advocacia;

Porque tem um quadro de pessoal acima de suas necessidades,

Porque os servidores  não tem condições de entrar para as empresas privadas de saúde e o SUS está em lastimáveis condições.

Previdência Social