Anasps participa de audiência pública sobre “crise” no INSS

Após intenso trabalho parlamentar e a pedido da Associação Nacional dos Servidores Públicos, da Previdência e da Seguridade Social (Anasps), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal promoveu, na manhã desta terça-feira (12/07), uma audiência pública, de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS) e da senadora Zenaide Maia (Pros/RN), para debater dificuldades enfrentadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e questões relativas à proteção previdenciária da população.

 

O evento, que foi transmitido pelo Youtube e demais canais de comunicação do Senado, contou com a participação da vice-presidente de Patrimônio da Anasps, Verônica Monteiro, representando a entidade, entre outros nomes de órgãos e instituições ligados ao tema. Na oportunidade, Monteiro falou sobre as dificuldades que a Previdência Social tem enfrentado desde que passou, junto a cerca de 200 outros órgãos gestores, a administrar o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), uma vez que o quadro de servidores da Instituição tem diminuído.

 

“Houve diminuição de servidores no quadro de pessoal e aumento na carga de trabalho dos servidores ativos”, alertou. A vice-presidente de Patrimônio também relembrou que a perícia médica, que conta com suporte operacional de servidores da Previdência, hoje está lotada em uma secretaria do Ministério do Trabalho, e que o INSS não tem mais “poder” sobre essa atividade. De acordo com Monteiro, as mudanças ocorridas no sistema, durante o atual governo, trouxe uma carga negativa “injusta” para o Instituto.

 

“Eles (servidores) estão à mercê do governo, (que vem) cortando benefícios, fazendo o que querem, e essa imagem negativa cai em cima da Previdência Social”, pontuou. Outro assunto levantado pela representante da Associação durante a audiência pública foi a importância de tornar a carreira do Seguro Social “carreira típica de estado”.

 

“Se não tivermos carreira típica de estado, seremos destruídos e altamente desmoralizados perante a população brasileira. É essencial, é proteção, é garantir a proteção da instituição que presta serviço da Previdência e Assistência Social. E (também) do regime próprio de previdência, desde que se tenham condições de trabalho”, concluiu.

 

Confira AQUI a participação de Verônica Monteiro na Audiência. O evento completo pode ser acessado no canal do Youtube do senador Paulo Paim.

Previdência Social