Anasps marca presença na assinatura do acordo de reajuste dos servidores

A Anasps, representada por sua vice-presidente Elienai Ramos Coelho, acompanhou a formalização do acordo de reajuste salarial entre governo federal e servidores. Participaram do evento, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, o secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, além de representantes do funcionalismo público.

O acordo com os servidores será de 9%, além dos 43,6% no valor do auxílio-alimentação, que passará de R$ 458 para R$ 658. Os novos valores passam a valer a partir de maio.

No entanto, após essa formalização, será necessária a aprovação do Projeto de Lei no Congresso Nacional (PLN), objetivando o valor autorizado na Lei Orçamentária Anual (LOA) – 2023, exclusivamente quanto à despesa financeira para o exercício presente e anualizado.

Dweck ressaltou a importância da pauta e da retomada do diálogo com o servidor.

“Lá em outubro começamos a virar a página infeliz da nossa história e garantir a possibilidade de mantermos relações de trabalho saudáveis e com respeito às pessoas que estão servindo o público. Sabemos que o servidor público, que trabalha na ponta, é que está fazendo a diferença no atendimento à população. Este é um acordo histórico pela retomada da negociação e foi o acordo mais rápido na história do serviço público. Essa pauta não tem fim. Ela é uma pauta importante. Continuaremos mantendo o diálogo e teremos outros momentos felizes como esse”, afirma.

Para Rudnei Marques, presidente do Fonacate, a negociação com o governo foi de extrema importância, pois proporcionou a retomada das relações de trabalho entre governo e servidor.

“Nossos parabéns ficam registrados, pois a negociação foi irretocável. Esse processo de negociação salarial marca muito, pois foi a negociação mais célere da história do serviço público federal. Ele marca a civilidade do diálogo e do respeito com os servidores brasileiros. Depois de tantos anos de ataques, nós reconfiguramos as relações de trabalho. Retomamos a confiança e a presunção de boa-fé com o governo federal. E sabemos que o governo fez um esforço tremendo de recompor as perdas inflacionárias”, disse.

Para a vice-presidente da Anasps, Elienai Ramos Coelho, a formalização desse acordo é considerada um passo importante para o servidor que muito sofreu ataques em governos passados: “Muito embora não seja a expectativa do servidor, esse percentual de reajuste, é o que foi possível. Mas temos algumas vantagens nesse termo de acordo que foi firmado. Esse termo de acordo prevê a reunião permanente da Mesa de Negociação, o que é um grande avanço, com o convite de todas as entidades representativas para acompanhar essas negociações e também torna possível a retirada da Emenda Constitucional nº 32 que muito prejudica os servidores público de modo geral”, acrescenta.

Como entidade de classe que defende o servidor público, a Anasps acredita que a reaproximação do governo e servidor é fundamental, tendo em vista que a categoria é responsável por desempenhar funções importantes e construir com respeito e dedicação toda a força de trabalho que compõe a máquina administrativa.

 

Previdência Social