Você sabe qual a melhor forma de garantir sua aposentadoria?

Invista o mais cedo possível e colha as vantagens na terceira idade

A aposentadoria nunca esteve tão em evidência no Brasil. E você já parou para refletir como será a sua vida após alcançar esse tão sonhado momento de descanso? Existem muitas formas de garantir uma vida, mas calma e despreocupada na melhor idade, mas para isso é preciso saber o que fazer.

Não restam dúvidas de que todos querem viver melhor e garantir uma aposentadoria com qualidade. Porém, nem todos se preparam isso. É importante lembrar que, é necessário planejamento.

As mudanças no perfil demográfico brasileiro tornaram a Educação Previdenciária – um ramo da Educação Financeira – um elemento fundamental, pois cria uma cultura de poupança, proporcionando a população mais qualidade na fase da concessão da aposentadoria.

A Educação Previdenciária surgiu com o objetivo de informar e estimular as pessoas a conhecer os instrumentos de previdência e as finanças pessoais. Os princípios da educação previdenciária evidenciam assuntos referentes a aposentadoria, à previdência do futuro, formação de poupança a longo prazo e esclarecimentos da realidade da previdência ao alcance de todos. São informações úteis que servem de esteio para que a terceira idade seja vista por todos os aspectos, inclusive o financeiro.

Curiosamente, você sabe qual é a melhor forma de garantir a sua aposentadoria?

O educador financeiro da Libratta, Rogério Olegário, em entrevista concedida a Anasps, garante que é possível sim alcançar uma aposentadoria mais confortável através de investimentos, mas é preciso tomar algumas atitudes.

Com o intuito de te ajudar nesse passo, elencamos abaixo algumas dicas que podem ser benéficas e te ajudar na escolha certa.

  • Pense na aposentadoria

Na maioria das vezes, uma pessoa só se preocupa com a sua aposentadoria após anos de trabalho, o que é errado, pois essa deve começar ‘o mais cedo possível’. De acordo com Olegário esse pensamento é errado. “Ao contrário do que muitos pensam, a aposentadoria deve ser pensada no primeiro emprego, no primeiro salário, claro que com a ajuda de um profissional, para assim, iniciar um planejamento financeiro adequado”, diz.

  • Adquira regularidade

A Regularidade nos investimentos segundo o educador financeiro, é indispensável, a pessoa precisa calcular e separar o montante necessário para a sua aposentadoria do futuro.

Esse montante deve ser projetado no tempo e no valor que será guardado a cada mês”, diz Olegário. É fundamental que você defina a idade que deseja se aposentar. Pois quanto mais perto essa data estiver, maiores serão os valores que você precisará investir por mês. E independentemente do que acontecer, a regularidade tem que ser mantida.

O investimento com regularidade, faz com que a compra às vezes saia mais caro, às vezes mais barato, mas acaba saindo no preço médio já que todos os optativos financeiros escolhidos será o preço mais baixo, então será desembolsado menos, e mais investimento no final.

  • Invista

Podemos afirmar, que não existe um investimento adequado, cada pessoa tem um perfil de investidor com suas características, suas capacidades e seus tempos, então não existe uma indicação genérica que sirva para todo mundo.

Por outro lado, não existe investimento ruim ou investimento inadequado, a melhor solução é procurar um profissional de investimento para que ele possa fazer uma adequação entre o perfil de cada pessoa, o tempo, e o capital disponível.

Essas são as dicas iniciais, mas é muito importante destacar que cada pessoa quando pensasse em investimento procurasse um profissional investidor, para que assim possa ser montado uma carteira mais eficiente, e fazer com que esse investimento renda mais.

Lugares que oferecem opções de cursos

Dados do Relatório Global do Sistema Previdenciário 2020, da seguradora Allianz, que avaliou a estrutura previdenciária de 70 países, revela que no Brasil, cerca de 90% das pessoas com mais de 25 anos não guardam dinheiro para a aposentadoria. Separamos alguns programas de educação financeira no Brasil que auxiliam o trabalhador na hora de fazer as suas reservas para garantir a aposentadoria futura. Entre elas, podemos destacar:

PEP- Programa de Educação Previdenciária, desenvolvido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

PREVI- Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil

Sebrae – Programa de Educação Financeira e Previdenciária

Abrapp – Guia de modelagem de programas de educação financeira e previdenciária

Semear: Educação Financeira e Previdenciária

A Escolha Certa – Programa Integrado de Educação Financeira e Previdenciária que envolve 13 entidades fechadas de Previdência Complementar.

Educação Financeira DSOP – Referência em Educação Financeira

Curso de Educação Financeira – BRB

 

Previdência Social