Você sabe como descartar luvas e máscaras?

Cuidados simples são essenciais, para não fazer do seu escudo uma arma!

 

As máscaras e luvas são usadas para nós manter protegidos e evitar o avanço do novo coronavírus. Mas o que talvez você não saiba, é que descartadas de maneiras erradas, também se tornam uma ameaça.

Assim como os profissionais de saúde, todos devem manter uma postura de responsabilidade no descarte do lixo usados para proteção da doença, isso diminui o risco de contágio.

Pelo fato do lixo descartado nas residências ter contato direto com os catadores de produtos recicláveis os cuidados com o descarte do lixo devem ser seguidos por recomendações feitas pela OMS. Apesar desses profissionais trabalharem com luvas e máscaras, autoridades não descartam o risco de transmissão do vírus, em caso de levar as mãos infectadas ao olho.

Como devem descartadas:

  • Luvas e máscaras, sejam descartáveis ou de panos, devem ser colocadas em sacolas plásticas bem amarradas (se possível duas), antes de serem descartadas em lixo fechado.
  • Descarte de luvas e máscaras deve ser realizado na coleta domiciliar regular ou nos contêineres, para lixo orgânico e rejeitos.
  • O material não deve ser separado para coleta seletiva, destinada a recicláveis, nem ser doado sob hipótese alguma a catadores.

Em casos suspeitos ou confirmados de coronavírus:

  • Nesses casos, é preciso usar sacos duplos, fechados com lacre ou nó, com até dois terços de sua capacidade preenchida.
  • Não devem ser dispostos na coleta seletiva, pois esta é encaminhada a unidades de triagem para reciclagem.
  • Se o cidadão contaminado ou em suspeita estiver em isolamento em condomínio, a recomendação é avisar o síndico, que deverá orientar funcionário responsável pelo recolhimento de resíduos do condomínio, com objetivo de manuseio mínimo.

*Informações Gaúcho Clicr

Maria Eduarda Oliveira, estagiária sob supervisão de Byanca Guariz

Previdência Social