Vice-presidente Executivo da Anasps explica bônus de produtividade do INSS

O vice-presidente Executivo da Anasps, Paulo César Régis de Souza, comentou à Anasps TV sobre o pagamento do bônus de produtividade para os servidores públicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), visando diminuir a fila para análise de benefícios assistenciais e previdenciários.

“O bônus, na verdade, é um pagamento extra ao servidor. Primeiro, ele tem que atender ao trabalho diário e completar as obrigações dele. Após disso, então, ele vai receber um bônus fazendo um trabalho extra”, explica.

“Não é nenhum benefício que estão dando. Eles estão fazendo com que o servidor trabalhe mais para poder colocar em dia aquilo que governos passados não fizeram. Então hoje nós temos um represamento imenso por falta de servidor e não porque (o bônus) é um benefício para aqueles que trabalham lá há muito tempo, assim como trabalharam no período em que estávamos com a Covid: todo mundo trabalhou em casa”, completa.

Paulo César também comentou sobre o atual déficit de servidores enfrentado atualmente pela autarquia: “Nós precisamos de concurso público. Precisamos de 11 mil servidores para atenderem as pessoas que estão precisando da concessão do seu benefício. A concessão do benefício, para que todos saibam, só pode ser por servidor concursado da Previdência Social e que ele tenha uma senha para isso. Se ele conceder um benefício com problema, que é um pagamento continuado, ele pode perder a sua aposentadoria, pode ser preso, há uma série de problema que podem acontecer”.

“Nós tínhamos antes 70 mil servidores na Previdência Social e atendíamos a 10 milhões de pessoas. Agora nós estamos atendendo 33 milhões e temos 2 milhões de benefícios represados. Esses benefícios não são culpa do servidor da Previdência Social que todo mundo acha que ganha muito dinheiro; o servidor ganha entre R$ 4 e 5 mil mensais para trabalhar 8 horas normalmente como qualquer trabalhador”.

A declaração completa pode ser assistida clicando aqui.

 

Previdência Social