Veja o que pode ser feito para facilitar análise de pedidos junto ao INSS

Fornecer as informações de forma correta pode aumentar substancialmente a chance de solicitação de serviços ou aposentadoria ser aceito junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Quanto mais os dados estiverem corretos, maior a chance de deferimento. Os requerimentos são feitos através do site e do aplicativo Meu INSS.

Inicalmente, o segurado deve fornecer documentos como carteira de trabalho, guia de contribuição, declarações e o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). Depois, é só entrar no Meu INSS e clicar em novo pedido. No caso de aposentadorias, acesse “Aposentadorias e CTC e Pecúlio”, selecione a opção “Aposentadoria por Tempo de Contribuição” e informe corretamente os dados solicitados.

Alguns dos erros mais comuns envolvem períodos informados fora do prazo, a ausência do PPP, períodos anteriores a 1975 que não constam no CNIS, vínculos sem data de saída no CNIS, entre outros. Outro cenário que pode alterar a agilização da documentação é a ordem de anexação dos documentos. As cópias devem ser digitalizadas em formato PDF. Em caso de falta de informações, o sistema solicitará automaticamente e encaminhará a solicitação para a fila de cumprimento de exigências.

Recomenda-se que o pedido seja verificado uma vez por semana. Além da consulta no site ou aplicativo, também é possível fazer através do telefone 135.

Com informações do jornal Extra.

Previdência Social