Veja como fazer a prova de vida do INSS

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que ainda não fizeram a prova de vida obrigatória em 2021 precisam ficar atentos, já que os prazos começam a vencer em fevereiro.

Como fazer

A prova de vida é feita no banco responsável pelo pagamento do benefício. O procedimento pode ser feito nos caixas eletrônicos, com biometria, ou no atendimento pessoal nas agências bancárias, levando o cartão de débito e um documento com foto.

Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir visita em domicílio. É necessário agendar um horário pelo telefone 135 ou do aplicativo Meu INSS.

Como fazer a prova de vida online

Para quem tem biometria facial cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem fazer a prova de vida de forma eletrônica, no aplicativo Meu INSS. Passo a passo:

  1. Ao acessar o aplicativo, aparece na página inicial a opção “prova de vida”. Após tocar em “iniciar prova de vida”, é preciso instalar o aplicativo Meu gov.br no celular.

 

  1. No aplicativo gov.br, você deve selecionar a página ‘Autorizações’, e autorizar a realização da prova de vida. Esse é um procedimento de segurança, que vai checar sua biometria facial para comprovar que é você quem está fazendo o pedido.

 

  1. É preciso abrir a câmera frontal no aplicativo e encaixar o rosto no contorno exibido na tela para tirar uma foto.

 

  1. Com tudo isso feito, é só voltar ao aplicativo Meu INSS para confirmar se a prova de vida foi reconhecida e aguardar o resultado.

 

*Com informações, UOL

Previdência Social